terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pau-brasil em detalhes

Muito interessante a descrição da árvore que deu nome ao nosso país em "1565, enquanto o Brasil nascia" de Pedro Dória, Editora Nova Fronteira, pág. 24-25:
Os tupis a chamavam de ibirapitanga ou ibirapiranga.  Ybyrá, árvore, com Pyrãna, vermelho.  Árvore vermelha.  Caesalpinia echinata: alta, sobe longe quinze metros em tronco reto.  Leguminosa da Mata Atlântica.  Nos 1500, era farta do litoral carioca ao sergipano.  Os franceses diziam ser brésil, cor de brasa, pau-brasil.  Dava tintura vermelha.  
Pau-brasil
Entende-se assim que o nome da nossa Pátria é de origem francesa, não da língua portuguesa ou tupi.  A influência dos franceses foi especialmente sentida no início da chamada "França Antártica", primeiro nome dado à cidade do Rio de Janeiro quando os franceses estiveram por aqui por cerca de 5 anos, sob a liderança de Villegagnon.
O comércio do pau-brasil também foi muito peculiar.  O pau-brasil que vinha do Oriente tinha qualidade melhor.  Mas ainda assim, aquela do Novo Mundo podia render até seis vezes o custo de extração e produção no mercado europeu.  Em troca das bugigangas europeias, os índios cortavam as árvores em toras de 1,5 m, cada qual pesando uns 30 quilos.  Não adiantava cortar árvore com menos de 50 cm de diâmetro, e a densidade da mata era pequena: quatro árvores por hectare (10.000 m2).  Na segunda metade do século XVI, já era preciso se afastar 20 km do litoral para achar alguma que valesse o corte.  No primeiro século, o equivalente a 6.000 km de Mata Atlântica foi dizimado na exploração do pau-brasil. Cortadas as toras, naqueles primeiros anos, as transportavam à mão para a feitoria e as iam empilhando.  De tempos em tempos, um navio passava e carregava tudo. De Lisboa a madeira era transportada para Amsterdã, onde prisioneiros a transformavam em pó.  Cada lote de 60kg valia 3,5 g de ouro, equivalente a cerca de R$ 1.900,00 atualmente.   
Mais detalhes no ótimo livro de Pedro Dória.  Leitura recomendada aos que gostam de História do Brasil.

3 comentários: