quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Baleias na Baía da Guanabara

Parece mentira nesses tempos de poluição, mas a Baía da Guanabara já foi lar de baleias.  Quem diz é o Pedro Dória em 1565 - enquanto o Brasil nascia, páginas 158, 159, ao descrever o Rio de Janeiro quinhentista:
Pesca na Baia de Guanabara - 1790
Baleias frequentaram a Baía da Guanabara no inverno durante muito tempo, e sua pesca era das mais rentáveis.  A carne era saborosa, as barbatanas serviam de lixa e sua gordura, o óleo, era combustível.  Mais: o óleo misturado a conchas trituradas dava uma argamassa resistente como poucas para a construção de prédios.  (Os escravos às vezes bebiam o óleo direto do lampião, era alimento).  Valia tanto o negócio da caça à baleia, produzia tantos subprodutos úteis, que virou monopólio estatal.  Para explorar a pesca, já em 1583, o empresário teve de assinar contrato de concessão pública.  Criou-se então a primeira armação da Capitania, em Niteroi - armação era nome para porto da pesca de baleias e por isso esse nome foi parar em toda costa brasileira.  Quando acontecia de uma baleia aparecer morta na praia era festa - rápido chegavam canoas de toda parte, quem estava perto largava o que estava fazendo e, com panelas, iam todos pegar, de graça, aquilo pelo que, em geral, pagavam caro.  Mas tinha um defeito: depois de tudo que valia algo ser extirpado, era dificílimo livrar-se das tripas que sobravam, e o cheiro ocupava a cidade por dias (não é à toa que as armações ficavam sempre longe).
Quando velejei pela última vez na Baía de Guanabara, justiça seja feita, vi um grupo de botos.  Eles estavam perto do Pão de Açúcar, em direção a Niteroi e a vista me encheu de esperança de que um dia vamos ver nossa Baia encher-se de baleias novamente.  Por ora, vemos muito lixo boiando.  Este já é um problema para a organização dos Jogos Olímpicos de 2016.  Não tem como praticar esportes náuticos disputando espaço com sacos plásticos.  Cogita-se em transferir essa modalidade para Búzios!  Que vergonha para nossos governantes que, apesar de rios de dinheiro emprestados para despoluir a Baía, não têm logrado êxito.  Que um dia voltem as baleias!

Um comentário:

  1. Quem sabe um dia a Baía de Guanabara volte a ser um santuário de baleias. Isso não seria impossível mas é bem provável que jamais aconteça.

    ResponderExcluir